Adotei, o livro
"Em Roma Sê Romano", da escritora Ana Maria Magalhães e Isabel
Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes, da editora Caminho.
Este livro pertence à
coleção Viagens do Tempo, tendo como número, o 16. O modelo que temos faz parte
da 4ª edição, publicado a julho de 2015, em Guide.
Este livro chamou-me à atenção, porque pareceu-me interessante, divertido de ler, e diferente de
todos os outros que me propuseram.
A obra está dividida
em capítulos e relata-nos sobre “documentos antigos” que revelam segredos e
deixam no ar a suspeita de crime provocado por uma mulher linda “de morrer” e
“má como as cobras”, mas que muitos homens não conseguiam resistir à sua beleza
e personalidade.
A obra é de ficção, porque têm personagens atuais, do nosso século, Orlando, Ana e João que viajam numa máquina do tempo, para Roma "antiga" onde se passa todo o enredo.
Partem à descoberta da verdade e são apanhados num autêntico remoinho de cenas fortes e de emoções: lutas de gladiadores, paixões proibidas, venenos, fugas, adivinhos em ação, etc, etc.
Cenas essas, que apesar de se tratarem de ficção,,são baseadas em factos reais da época, dos seus modos e costumes. Como viviam e se agrupavam, as pessoas em sociedade, principalmente, os senadores e os que ocupavam grandes cargos, como os nobres, suas vestes, ocupações, as suas crenças, medos e até desportos favoritos.
Orlando é cientista e um velho amigo de João e Ana, que são dois adolescentes normalíssimos, sempre à procura de viverem grandes aventuras. Têm os três em comum o facto de serem muito curiosos e gostarem de desvendar mistérios.
E depois de decidirem viajar ao passado, à época conhecida como a do grande Império Romano, já não se podiam escapar porque, como diriam os romanos em latim "alea jacta est" ou seja "os dados estão lançados". E, quando assim é, não se pode voltar atrás.
Todas as outras personagens, como o Senador Quinto Flávio, a sua ex mulher Sílvia, a sua atual, Paulina, os seus filhos, os seus escravos, os gladiadores, entre outras, que vivem na cidade de Roma, onde se passa toda a história, são personagens da época Romana, que se vestem e agem, ao longo de toda a história, como se vivia na época.
Sem comentários:
Enviar um comentário